sexta-feira, 12 de abril de 2013

O que fazer, quando os peões não têm espaço nos passeios para poderem transitar, e têm que colocar em risco as suas vidas, andando nas estradas



Todos os dias nos deparamos com a triste situação de encontrar mos os passeios ocupados por carros, vedados por Empresas Privadas, Bancos, entre outros, impedindo os peões de transitar confortavelmente e de forma segura nos passeios.
Infelizmente o problema é complexo, e percebe-se facilmente que existe também uma falta de consciência dos cidadãos quando deliberadamente fecham os passeios com as suas viaturas. A pergunta frequente que se coloca é:

Numa cidade onde existe falta de parques, as pessoas têm a necessidade de colocar em algum sítio as suas viaturas, violando um espaço que foi designado ao peão. Já todos sabemos que o problema do parqueamento na Cidade de Maputo é um problema muito complexo, tendo em conta que tem de haver vontade politica para se começar a investir neste sector. O número de carros na cidade aumenta de forma inversa ao aumento de novas infraestruturas e parques de estacionamento.

E em relação às empresas privadas que deliberadamente ocupam o passeio, vedando-o, impedindo o peão de transitar? Como é que o Conselho Municipal permite tal coisa? No entanto, em frente ao Gabinete do 1ºMinistro, na Av. 10 de Novembro, temos visto a construção de barreiras no passeio para impedir o parqueamento de carros no passeio! Existem prioridades que não passam pelo bem-estar do cidadão comum?

O Olho do Cidadão propõe, e tendo em conta a complexidade da situação, que haja sensibilidade por parte de todos os cidadãos habitantes na cidade de Maputo, para que ao invés de colocarem as suas viaturas completamente em cima do passeio, deixem um espaço para que o peão possa transitar. Assim, enquanto não existe uma estratégia concreta do Conselho Municipal, ajuda-mo- nos uns aos outros, colocando o cidadão com a sua viatura no passeio e deixando espaço para o peão passar.

Não é justo que o peão coloque a sua vida em risco, sujeito a levar com um chapa que guia enfurecida pelas ruas da cidade, ou por um condutor apressado!

Abram o Olho!!

Juntos para uma cidade mais Justa!

I Love Maputo!! 

And you?

Sem comentários:

Enviar um comentário