terça-feira, 7 de maio de 2013

Moçambicanos e Moçambicanas…! Será que estamos a fazer o suficiente pelas nossas crianças?





A pobreza infantil tem efeitos imediatos e de longo prazo nas crianças. Desnutrição crónica, por exemplo, que se desenvolve no período que vai desde a gravidez ate aos dois primeiros anos de vida, pode influenciar permanentemente o crescimento de uma criança, resultando em baixa altura para a idade e desenvolvimento mental reduzido. O impacto e natureza cíclica da pobreza intergeracional na infância também e evidenciado pelo seu comprovado papel como obstáculo ao acesso a serviços sociais, As famílias pobres tem mais dificuldade em aceder a cuidados e saúde de qualidade, menos probabilidade de ter os seus filhos na escola e igualmente menos probabilidade de aceder a agua potável e instalações sanitárias. E elevado o risco que correm as crianças pobres de se tornarem adultos pobres e, por sua vez, de virem a ter filhos pobres.

No entanto, desde 2006, tem melhorado a vida das crianças em Moçambique graças a um maior acesso aos serviços de que necessitam: mais crianças estão matriculadas na escola, tem acesso aos serviços de saúde e são protegidas contra o abuso. Estas conquistas foram alcançadas a despeito da estagnação das taxas de pobreza que se verificaram desde 2002. Moçambique tem uma das mais elevadas taxas de mortalidade infantil permanecem elevadas e a qualidade da educação continua a ser um desafio.
Os direitos de cada criança a vida, sobrevivência e desenvolvimento estão consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da Criança. Apesar dos compromissos de nações de todo o mundo, quase 10 milhões de crianças continuam a morre todos os anos, ocorrendo a maioria dessas mortes em apenas 60 países em desenvolvimento. Muitas crianças morrem como resultado de doenças e condições facilmente preveníveis ou tratáveis, incluindo infecções diarreicas, sarampo, malária e pneumonia, entre outras. Chegam a metade das mortes das crianças menores de cinco anos aquelas em que a desnutrição e uma causa subjacente. Água insalubre, saneamento precário e higiene inadequada também contribuem para a mortalidade e morbilidade infantil. Agua, saneamento e higiene estão intimamente ligados a desnutrição infantil.
Para terminar, Moçambique tem uma das mais elevadas taxas de desnutrição no mundo, a baixa altura para a idade e observada em crianças em muito tenra idade, mesmo antes dos seis meses e aumenta ate aos 24 -36 meses.
O Olho do Cidadão tem necessidade de explorar cada vez mais temas ligados a saúde das crianças e questiona-se:
- Será que estamos a fazer o suficiente pelas nossas crianças? Ou mantemo-nos numa acção medíocre?
Não se esqueçam, as crianças são o futuro da nossa nação! Crianças sãs são o equivalente a uma nação sã!
Abre o Olho!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário