terça-feira, 7 de maio de 2013

Moçambicanos e Moçambicanas…! Vamos todos votar! Não deleguem para outros o poder de decisã o do rumo das nossas vidas, da vida do nosso Pais!



 

Para a filósofa alemã Hannah Arendt, "O sentido da política é a liberdade". Segundo ela, a ideia de política e de coisa pública surge pela primeira vez na polis (cidade) grega, o berço da democracia. O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à ideia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver.

"A política é algo como uma necessidade muito importante para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo como para a sociedade. A tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo”, estando diretamente relacionada com a grande aspiração dos homens e mulheres modernos: a busca da felicidade.

 A ação política está presente em todos os momentos da vida. Vivemos com a família, relacionamo-nos com as pessoas da comunidade, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece á nossa volta. Assuntos como a educação, saúde, justiça, transportes, agua e saneamento, entre outros, são temas que estão intrinsecamente ligados a nossa vida e a política.

No entanto, vivemos hoje um momento em que a política é questionada, pois ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos, os maus governantes. Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder, não sabemos se os mesmos querem realmente representar o povo ou os seus próprios interesses. Por outo lado, temos que perceber que a omissão, em qualquer aspeto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.

 Neste seguimento, em Moçambique, a abstenção nas eleições gerais não tem cessado de aumentar. O grande número de moçambicanos não têm exercido o seu direito, sendo sempre preocupante para o vigor dos arranjos democráticos. A abstenção manifesta o desengajamento dos cidadãos em relação ao sistema politico e aparece como um sintoma de crise do processo democrático na razão proporcional da sua razão.

Após a explicação de vários pontos ligados ao tema central que é a politica, a falta de crença dos cidadãos na política e nos políticos, revertendo-se esta descrença em altos níveis de abstenção crescente no nosso pais, o Olho do Cidadão questiona-se:

Será que temos noção que apesar da nossa descrença na política e nos políticos, percebemos que estamos a delegar um poder que é nosso a outros que possam não representar os nossos interesses?

Será que percebemos que a abstenção só nos prejudica?

Será que percebemos que a abstenção, por mais que represente um ato de desengajamento do cidadão, de falta de fé do cidadão nos seus representantes, só nos prejudica?

Será que percebemos que estamos a deixar que outros decidam por nós?

Será que percebemos que politica não pode ser nossa inimiga, mas sim nossa amiga?

 

Somos responsáveis politicamente (no sentido grego da palavra) pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos. Para isso, temos que ir votar, temos que ser responsáveis, temos de pensar que as decisões que os governantes tomem vão afetar a nossa vida, logo não podemos delegar para outros a decisão do futuro das nossas vidas!

 

Abre o Olho!!

Sem comentários:

Enviar um comentário