quinta-feira, 23 de maio de 2013

Democratizar as Organizações da Sociedade Civil moçambicana precisa-se!





Escrevo estas palavras com uma sensação de desilusão perante a sociedade civil que temos em Moçambique pelos seguintes motivos:
As nossas Organizações da Sociedade Civil têm a oportunidade de organizar grandes debates, conferências, abordando diversos temas extremamente importantes e interessantes para o cidadão comum, estudantes universitários, entre outros. Todos os moçambicanos precisam de beber deste conhecimento, desta experiencia partilhada pelas organizações, como forma de nos tornamos mais conscientes.
No entanto, infelizmente, noto que estas Conferencias têm um público-alvo muito restrito, ou seja, os visados são sempre os mesmos, a lista de contactos convidando para a participação nestas conferências é restrita, ou se não o assim é, assim o faz parecer.
Quando se tem a oportunidade de ter ilustres figuras como Nuno Castelo Branco a discursar em Conferencias, temos que permitir que vários grupos alvo o possam ouvir, como estudantes universitários, cidadãos comuns, sem ter que necessariamente pertencer a uma Instituição. Ilustres figuras como Nuno Castelo Branco tem de ser democratizadas ou seja, se temos a excelente oportunidade de o ouvir falar, as entidades organizadoras dos eventos tem de democratizar mais os mesmos eventos, para que a mensagem não chegue sempre aos mesmos, mas sim a pessoas que não tem qualquer conhecimento sobre o assunto.
Estas entidades organizadoras de Conferencias têm de apostar mais na divulgação, a nível dos meios tradicionais de comunição e os modernos – Facebook, Twitter, etc. E não aceder aos Média só quando convêm, par divulgar o que lhes convêm.
Caso contrário, estamos a criar uma sociedade civil elitista, e sem se aperceberem estão a cair nos mesmos erros que tanto criticam no Governo, falta de acesso a informação, arrogância, falta de transparência, ou seja, características de uma Boa Governação, que não pode ser só exigida, mas também tem que ser praticada.
Para finalizar, o Olho do Cidadão questiona-se:
1)      Em 360 dias referentes a um ano, porque é que realizou duas Conferencias sobre Recursos naturais, Energia Extractiva na mesma semana, no mesmo dia, a mesma hora?
2)      Será que não percebem que com esta postura, em vez de conseguirem chamar a atenção para este tema, só estão a dividir a atenção e quiçá a banalizar o tema?
3)      Ter uma ilustre figura como Nuno Castelo Branco a divulgar o seu conhecimento, tem que chegar a todos, e não aos mesmos e a um grupo específico!

Abre o Olho Sociedade Civil!

Sem comentários:

Enviar um comentário