quinta-feira, 2 de maio de 2013

Moçambicanas…e Moçambicanos! Não serão o álcool, as drogas, a promiscuidade, uma forma de nos mantermos alienados sobre os reais problemas do nosso país?




Moçambicanas…e Moçambicanos!
Não serão o álcool, as drogas, a promiscuidade, uma forma de nos mantermos alienados sobre os reais problemas do nosso país?
A droga, o álcool e o HIV estão a andar de mãos dadas em Moçambique!!
No sábado passado o Jornal Notícias trouxe a lume a realidade que todos os dias, mais concretamente ao fim-de-semana nos deparamos: fotografias tiradas na Av. 10 de Novembro, onde os nossos jovens se alienavam com quantidades desmesuráveis de álcool, eventualmente algumas drogas a mistura e sexo explícito em plena Avenida.
Este cenário não é nenhuma novidade, tendo em conta que, assim como na 10 de Novembro, temos os exemplos da praia, onde os nossos cidadãos estacionam os seus carros, ligam as suas colunas a bom som, e permitem que diversos comportamentos próprios aconteçam em plena praça publica, com crianças a volta.
Como é do conhecimento de todos vós, o nosso índice de Sida, de álcool é alto!
Porque é que o moçambicano adulto não tem dinheiro para pagar um lápis, um caderno, a matrícula da sua filha para ir a escola, mas tem dinheiro para comprar Tentação?  
O Olho do Cidadão questiona-se:
Com estes hábitos, com estes índices altos de Sida, de alcoolismo, não estaremos a condenar as nossas gerações? As gerações vindouras?
Com este hábitos, não nos estaremos a alienar sobre a nossa realidade? Sobre os nossos reais problemas, e sobre a forma como temos que os resolver?
Entendam, não tem nada de mal num fim-de-semana, depois de uma semana de trabalho, as pessoas dançarem, divertirem-se, relaxarem depois de enfrentar os problemas do dia-a-dia. No entanto, o que estamos a presenciar não é diversão, mas sim promiscuidade, chegando a atingir a passar os limites do bom senso, dos valores, da educação…
O Olho do Cidadão questiona-se:
Porque não se tomam medidas contra estes comportamentos excessivos? Permissivos? É esta a educação que queremos passar aos nossos filhos? As futuras gerações?
Será que convém que este comportamento perdure? Será intencional manter os jovens alienados? Não será mais fácil lidar com alienados? Enganar? Roubar? Corromper?
Costuma-se dizer que cada povo tem o governo que merece!
Se Samora fosse vivo…ai se Samora fosse vivo…nada disto aconteceria…teríamos jovens lúcidos, conscientes, lutadores, activos…
Abram o Olho por favor!!


2 comentários:

  1. Pois carissimo, concordo plenamente com essa observacao. Ageracao do pandza esta cada dia a piorar, ja se sabe completamente que nao se aproveitara msmo nada da juventude actual pois o que realmente ira acontecer num futuro proximo sera lotacao de tantos nos hospitais, pois quem planta espera um dia colher

    ResponderEliminar
  2. Este tipo de curtição permite viver aparentemente bem... Anima muito no momento, mas não dura... Vamos abrir o Olho para a mudança daquilo que nos traz vantagem aparente... As vantagens reais e partilháveis estão diante de cada um de nós. Para beneficiar delas, basta Abrir Bem o Olho...

    ResponderEliminar